Dosso ou Lardo é uma camada de gordura retirada das costas do porco. É maturado por 8 meses com sal marinho, cravo, canela, tomilho, louro e alecrim. Além de azeite extra virgem. É um produto vindo dos tempos romanos. O mais famoso deles é o de Colonnata, um vilarejo da Toscana, Itália. Aqui no Brasil são raros os produtores dessa iguaria, pois ela depende não só da técnica, que é milenar, mas também de terroir especial para que o resultado tenha sabor, aroma e textura especiais.
Nosso produto tem 8 meses de maturação, 100% artesanal e natural, feito com porcos caipiras nascidos e criados em fazenda, em São Roque de Minas, Serra da Canastra. Até serem abatidos, os animais passam por três etapas: aos 60 dias vão para confinamento por 40 dias para ganharem peso. Se alimentam com soro de leite, milho e comida à vontade, são vacinados e castrados (os machos);depois vão para regime de semi confinamento por mais 30 dias, nesta etapa o soro e retirado da alimentação, comem pasto e milho duas vezes por dia. Ficam em piso de cimento, para ganharem estrutura. Quando atingem 100 quilos (aproximadamente 6 meses) passam para o regime aberto, onde fuçam na lama, comem verduras, legumes, frutas, raízes, ficam com outros animais, completamente soltos.
O diferencial na criação dos porcos se traduz no resultado das peças de salumes fabricadas em Pirinópolis, interior de Goiás, para onde a carne e levada depois que os animais são abatidos. Pedro, o mestre salumeiro, dá trato às carnes e depois de 8 meses de intensos trabalhos, que vão do corte, preparo e tempero, até o controle de umidade e temperatura, estão maduros salumes que combinam sabor, aroma, textura e muita tradição.
O Dosso (ou Lardo) pode ser consumido ao natural como aperitivo. Acompanha perfeitamente Bruschettas, tábuas de frios e itens mais neutros. Não é indicado pra pratos mais sofisticados, pois o sabor mais complexo vem dele.
Mantenha sob refrigeração e devidamente fechado.