SPECK UM SALUME COM 1.300 ANOS DE HISTÓRIA

SPECK UM SALUME COM 1.300 ANOS DE HISTÓRIA

O Speck é uma peça da salumeria que consiste no presunto cru sem osso, abatido dos pernis suínos, com equilíbrio entre carne e gordura. É particularmente ligado ao Nordeste da Itália e sua origem monta a 300 d.C

Nosso produto tem 8 meses de maturação no sal e especiarias, 100% artesanal e natural, feito com porcos caipiras nascidos e criados em fazenda, em São Roque de Minas, Serra da Canastra. Até serem abatidos, os animais passam por três etapas: aos 60 dias vão para confinamento por 40 dias para ganharem peso. Se alimentam com soro de leite, milho e comida à vontade, são vacinados e castrados (os machos); depois vão para regime de semi confinamento por mais 30 dias, nesta etapa o soro e retirado da alimentação, comem pasto e milho duas vezes por dia. Ficam em piso de cimento, para ganharem estrutura. Quando atingem 100 quilos (aproximadamente 6 meses) passam para o regime aberto, onde fuçam na lama, comem verduras, legumes, frutas, raízes, ficam com outros animais, completamente soltos.

O diferencial na criação dos porcos se traduz no resultado das peças de salumes fabricadas em Pirinópolis, interior de Goiás, para onde a carne e levada depois que os animais são abatidos. Pedro, o mestre salumeiro, dá trato às carnes e depois 8 meses de intensos trabalhos, que vão do corte, preparo e tempero, até o controle de umidade e temperatura, estão maduros salumes que combinam sabor, aroma, textura e muita tradição.

O Speck é um salume ainda pouco conhecido por grande parte dos apreciadores das carnes maturadas. Porém, é muito requisitado na alta gastronomia, principalmente italiana.  Existem muitas maneiras de degustar essa iguaria, que guarda alguma semelhança com o bacon. Pode ser degustada diretamente, em pedaços, acompanhando cervejas; é muito apreciada com fatias de pão quente (derrete sobre o pão); primoroso no macarrão Carbonara (ao retirar a massa quente, joga-se pedacinhos de Speck por cima); vai muito bem com sopas quentes em geral.

É vendida em fatias finas e deve ser preservado sob refrigeração.

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×

Olá!

Clique abaixo para conversar conosco pelo WhatsApp

× Peça pelo WhatsApp. Clique aqui!